Atenção ciclistas ao limite de velocidade nas áreas de lazer

Olá Ciclistas e Triatletas,

Como amanhã (12/10) será feriado, vale a pena lembrar que desde 2013, aqui no Rio de Janeiro, existe uma lei que limita a velocidade de ciclistas em determinadas áreas de lazer (em algumas apenas crianças podem pedalar ) e nas ciclovias em até 20 km/h.

Consideramos pertinente relembrar sobre essa restrição uma vez que muitos ciclistas e triatletas tenderão a utilizar a área de lazer do Aterro do Flamengo amanhã e nos próximos Domingos e feriados uma vez que ainda não se sentem confortaveis em realizar seus treinos no Parque Nacional da Tijuca / Alto da Boa Vista devido a onda de violência instaurada nessa região nas últimas semanas.

Pelo medo de serem assaltados, somado ao fato de que ainda não obtivemos êxito na criação da APCC PORTO (Area de Proteção ao Ciclismo de Competição na Região Portuária) é super normal e compreensível que as pessoas optem em utilizar locais onde se sentem mais seguras (sem contato com automóveis) para a prática desta modalidade olímpica. Contudo, lembrem-se que pedestres já foram atropelados por ciclistas na Área de Lazer do Aterro do Flamengo e que o MAIOR deve sempre tomar conta e garantir a integridade física e a VIDA do menor .

Juntos Podemos Sempre Mais
Bons treinos e um excelente feriado.
Equipe CSC-RJ
Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro

LEI Nº 5.629, DE 7 DE OUTUBRO DE 2013

Estabelece limite de velocidade nas ciclovias, ciclofaixas e vias públicas nos horários que menciona.

Art. 1º Fica estabelecido o limite de velocidade de até vinte quilômetros por hora, para bicicletas nas ciclovias, ciclofaixas e vias públicas, no horário compreendido entre as seis e vinte e quatro horas.

Parágrafo único. A limitação de que trata este artigo nas vias públicas dar-se-á apenas quando transformadas em área de lazer.

Art. 2º O Poder Executivo providenciará a sinalização nas ciclovias, ciclofaixas e vias públicas correspondente aos limites de velocidade para as bicicletas estabelecidos nesta Lei.

Art. 3º O Poder Executivo fixará o valor da multa aplicável em razão do descumprimento da norma.

Art. 4º O Poder Executivo promoverá campanhas educativas alertando os ciclistas para a importância do cumprimento desta Lei.

Art. 5º O Poder Executivo regulamentará esta Lei.

Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Câmara Municipal do Rio de Janeiro, 7 de outubro de 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s